Traduzido por Lina - @linacy8911

Vamos conhecer um pouco mais a biografia de Can Yaman. Quem é ele? Como tem sido a sua vida? Os estudos? O percurso profissional? Esta é uma compilação de toda a informação que considero mais relevante. Espero que gostes!


A família de Can Yaman

Can nasceu no dia 8 de novembro de 1989. Apesar de ser turco (nascido em Istambul) a sua família é de origem albanesa. O seu avô emigrou do Kosovo para a Turquia e a sua avó veio da Macedónia do Norte. Ele é filho único e os seus pais divorciaram-se quando ele tinha quatro anos de idade.
Ele costumava ficar com a mãe durante a semana e passava os fins de semana com o pai.

Sobre os pais, ele disse: "A minha mãe é formada em literatura. Ela é uma mulher disciplinada, cujos dias começam às 6h da manhã. Quanto ao meu pai, ele é um homem muito inteligente, mas muito descontraído, que gosta de se divertir."


Claramente, o divórcio nunca foi um obstáculo para que os pais lhe dessem todo o seu amor, nem impediu o Can de ser próximo de ambos.

“Cresci numa família feliz e carinhosa. Fui uma criança conhecida pela minha alegria e riso constantes. Nunca me fizeram sentir como filho de pais divorciados.”

Uma das coisas de que mais gosto, é ver como o pai o acompanha, quando o Can vai promover as suas séries. Ou o cantinho que a mãe lhe dedica, com amor, na casa dela (é possível ver isso nalgumas fotografias do Instagram). Além disso, os dois estão sempre a publicar conteúdos nas suas contas de Instagram. São pais orgulhosos, tal como deve ser!  :)


A juventude de Can

Ele estudou no Bilfen Kolej, até o ensino básico, depois disso, frequentou o Liceu Italiano.  Ele mencionou que passou a maior parte da sua adolescência a falar italiano e rodeado de amigos italianos. Apesar de os seus dias serem longos – levantava-se às 5:30 para ir para a escola, tinha treinos de basquetebol às 19:30 e só chegava a casa por volta da meia-noite, para começar tudo de novo no dia seguinte – conseguiu terminar os seus dias de liceu como o melhor estudante, com uma média de 92,56.

Mais tarde, foi para a Universidade de Ohio (USA) graças a um programa de intercâmbio de estudantes. Depois, voltou e formou-se em 2012 pelo Departamento de Direito na Universidade de Yeditepe (Istanbul). Ele estudou ali, porque era próximo de casa e por ter recebido uma bolsa de estudos pelo basquetebol.

Atualmente, Can tem uma firma de advogados juntamente com dois colegas da universidade de direito, apesar de já não trabalhar como advogado. Facto curioso: ele costumava escrever alguns artigos sobre direito e aqui podes ler um deles (em Turco).

A paixão do Can pelo desporto começou numa idade muito precoce, sobretudo o seu amor por basquetebol. Ele já admitiu gostar de desportos radicais, mas deixou de praticá-los quando se tornou ator. Nenhum produtor quer que o protagonista parta um braço ou uma perna durante as filmagens, certo?  ;)




Can Yaman, o ator

Can Yaman diz que sempre foi inquieto e, quando entrou no mundo da representação, o seu pai não ficou surpreendido, mas a mãe ficou um pouco chocada e perguntou-lhe se ele tinha a certeza da sua decisão.

Então, como é que um advogado recém-formado se torna ator?

Bem, enquanto trabalhava como advogado, Can já frequentava aulas de representação como passatempo: “Pensei que isso me ajudaria com a dicção e articulação nos tribunais, assim empenhei-me em melhorar a mim mesmo. Mas, aonde quer que eu fosse, as pessoas diziam “És um artista, devias entrar num filme, o que estás a fazer numa sala de audiências?” Até um juiz o disse certa vez. Então, o Universo começou a conspirar e quando eu acreditei em mim mesmo, tornar-me ator foi algo que aconteceu de forma rápida.”

Assim, depois de ter trabalhado numa grande firma durante 6 meses, foi de férias e nunca mais voltou. Aparentemente, um amigo de Can apresentou-o aos seus atuais empresários: Cüneyt Sayil (que se tornou também o seu professor de interpretação) e İlker Bilgi. Depois disto, o resto é história.

No início da sua carreira de ator, (maio de 2015), ele participou num festival de leitura de teatro a favor de pessoas com problemas de visão, intitulado "görmesem de olur" ("Mesmo que eu não consiga ver") no Tiyatro Laboratuvarı. Dos onze escritores de teatro, cujos guiões foram lidos, seis eram cegos. (Acho isto louvável).

Gostaria de ter alguns vídeos do festival, mas não encontrei nenhum. Em vez disso, eis aqui algumas fotografias partilhadas pelo próprio Can na sua conta do Twitter.


Voltando à sua carreira de ator em televisão, o primeiro trabalho de Can foi na série "Gönül Isleri" (2014), onde admitiu ter aprendido muito só por escutar. Dado curioso: para interpretar a personagem, teve de perder peso, para não estar tão musculado e não ter os ombros tão largos. Também lhe cortaram o cabelo e teve de deixar crescer bigode, para que não ficasse tão atraente.

Can Yaman trabalhou para a Fox Turkey, TRT1 e Star TV. O seu grande êxito, até agora, foi Erkenci Kus, série que lhe trouxe reconhecimento internacional e muitos prémios. Podes consultá-los na página Séries e Prémios.

Depois de terminar Erkenci Kus, em agosto de 2019, e uma vez que tem de ir para o exército em  janeiro de 2020, durante 21 dias, Can aproveitou este intervalo para descansar e ocasionalmente visitar os diferentes países para onde foi convidado. Roma, Atenas e Cannes foram as cidades anfitriãs, onde não teve quaisquer problemas em colocar-se no meio de uma multidão de fãs carinhosas (por vezes demasiado carinhosas, LOL)

Oh, e o Can é modelo? Não, não é modelo per se, mas fez algumas sessões de fotos nos últimos anos e nós adoramos vê-las.




Apoiando boas causas

Em 2016, Can apoiou o OCED - Festival para Crianças com Autismo e deixou esta mensagem para incentivar as pessoas a participar.
E uma vez que falamos em ser modelo, em abril de 2017, ele participou num evento de moda, “Kürkünü çıkar, vicdanını giy” (Tira as peles, usa a consciência). Podes vê-lo durante os ensaios (mesmo no final) e no próprio evento (também no final do vídeo).
Em 2018, ele fez parte da campanha #lösev1998 para ajudar crianças com leucemia. Podes ver o vídeo aqui.
Em 2019, Can Yaman também apoiou #kansersizyasamseninelinde, "uma vida sem cancro está nas tuas mãos”. Encontras a sua mensagem aqui.
Convidado pela Federação Turca de Basquetebol, Can Yaman participou também num jogo em prol das pessoas portadoras de deficiência física. O vídeo pode ser visto aqui.
Foi ainda convidado para a gala anual de caridade "Umut Yeşerten Şarkılar" (Canções que alimentam a esperança), cujo objetivo é levar a natureza às crianças através de canções. Vídeo.


Alguma informação extra

  • Yaman é adepto do clube de futebol Beşiktaş. Ele chegou mesmo a participar num dos seus programas, como convidado. Podes vê-lo (em Turco) aqui.
  • Na realidade, ele é sobrinho do treinador de futebol Fuat Yaman, que jogou no Beşiktaş durante 4 anos.
  • A série de livros LACIVER é uma saga cuja personagem principal, o assassino James Hunter, é (fisicamente) inspirada nele. Encontras a fotografia aqui.
  • Altura de Can Yaman: 183 cms
  • Não gosta de fazer compras.
  • A sua página na Wikipedia.
  • A sua página IMDB.
  • Can fala Inglês e Italiano fluentemente
  • A conta de Can Yaman no Instagram tinha 1 milhão de seguidores na altura em que Erkenci Kus começou a ser exibido. Quando a série terminou (no espaço de um ano), ele já havia reunido mais de 5 milhões e continua a somar!
  • Can e o Twitter - ele não é muito ativo, mas publica sempre os assuntos mais importantes.
  • Para mais informações sobre Can Yaman, visita Can Yaman Lovers Brasil♡🇧🇷☆